sábado, 20 de julho de 2013

Fisioterapia Holística


Fisioterapia Holística



A fisiterapia é uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica fisioterapeuticamente, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, entre outros recursos, sobre o organismo humano. 

O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir prognóstico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica.

A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes da doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas.
Num processo de reabilitação multiprofissional a fisioterapia visa a reinserção bio-psico-social do paciente. O fisioterapeuta tem por objetivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente.

Holismo vem do grego holos que significa inteiro ou todo. No caso, da fisioterapia holística significa compreender o ser Humano como um todo integrado. 

Não é só uma perna fraturada, uma doença estabelecidade, um dor aguda ou crônica. É preciso entender, toda dinâmica psico-socio-cultural deste indivíduo para tratá-lo com intergração de diversas partes doentes. 

Na homeopatia, diz-se que não se trata a doença e sim o doente. E esse doente é um ser que tem um corpo físico, mental e espiritual. Quando algum destes corpos adoece geralmente acomet-se o outro e assim por diante. 

Normalmente o primeiro corpo a adoecer é o emocional. Ex.: qualquer tipo de estresse. Dizemos que o estresse é uma tensão ou carga excessiva, seja essa física e/ou mental, que leva a pessoa a sentir uma determinada angústia. No caso de uma tensão mental por um longo período a pessoa pode adquirir um problema de coluna. Porque isso? 

Porque ao se ter uma tensão mental, seu corpo pode reagir também com uma tensão muscular, gerando dor no seu corpo físico. Se isso persistir por muito tempo sem nenhum tratamento pode evoluir para uma doença crônica osteo-muscular. Ex: lombalgia, cervicalgia, hérnia de disco, etc. 

O fisioterapeuta atua então para cuidar dos sintomas físicos daquele distúrbio. Neste caso, a fisioterapia holística não apenas trata do distúrbio muscular como também do desequilíbrio emocional que foi a causa primária deste distúrbio.

Esse só foi um pequeno exemplo dentre tantos, que a fisioterapia holística pode ajudar os pacientes. 
Cabe dizer, que neste processo não são todos os fisioterapeutas que estão aptos para atender esta abordagem, devendo assim o fisioterapeuta buscar especializações, cursos e vivências que integram corpo e mente em unidade, como é o caso da psicologia corporal, entre outras.

Quando tratamos de um corpo físico buscando compreender a origem primária e base das doenças, não só no âmbito físico, quanto mental e espiritual, estamos mais próximos de sua verdadeira cura. 

Isso não significa que outros tipos de tratamentos não são válidos.

Para a fisioterapia holística a cura já se inicía com a seguinte pergunta: qual a real causa do meu problema e o que eu preciso neste momento para curá-lo? 

A relação de confiança entre o profissional da saúde e o paciente é o melhor prognóstico de que o tratamento dará certo!

Esse é o primeiro movimento na fisioterapia holística!

Abraços curativos,
Amanda






Consultar agenda e valores:  Amanda: (11)98152-0186
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.